Rua Recife, 254 - Salvador - BA 71 3336-2193 71 3014-7850

Entenda a importância da Prevenção de Acidentes de Trabalho

Entenda a importância da Prevenção de Acidentes de Trabalho

Quando falamos sobre prevenção de acidentes de trabalho, logo se imagina aqueles empregos que são perigosos e que há a necessidade de manuseio de equipamentos para segurança, mas não é só isso. É importante que toda empresa saiba suas obrigações e as leis para estarem sempre em concordância com elas.

Cuidar da saúde e integridade física de seus colaboradores é uma obrigação por parte de quem os contrata. Todo negócio, desde aqueles que fazem embalagem plástica, precisam estar cientes de todo o conjunto de ações para prevenção de acidentes de trabalho.

A importância da prevenção de acidentes de trabalho

Como dito acima, a prevenção para que não ocorram acidentes de trabalho, ações precisam ser tomadas e devem estar de acordo com as normas obrigatórias e estabelecidas por lei. São elas:

    • Administrativas;
    • Ambientais;
    • Educativas;
    • Higiene ocupacional, organizacional e técnica.

 

Infelizmente não é todo empreendedor que abre um negócio que investe neste tipo de prevenção e isso pode ocasionar em um grande problema no decorrer do tempo. Se parar para refletir e analisar, os valores investidos para garantir a seguridade dos funcionários é menor do que os que são gastos caso um acidente aconteça.

Uma empresa de automação residencial, por exemplo, precisa fornecer aos seus funcionários, todo o suporte, ferramentas e recursos para fazerem o trabalho deles. Quem trabalha com fios elétricos, materiais cortantes, produtos tóxicos e perigosos precisam tomar uma atenção redobrada.

Geralmente as empresas de grande porte são as que mais investem em recursos para evitarem acidentes de trabalho. Escritórios fornecem apoio para os pés, pulsos e teclado, cadeiras que sejam menos duras e mantenham a coluna na posição correta, além de evitarem o uso de produtos de limpeza que sejam agressivos à saúde.

Maneiras de evitar acidentes de trabalho

Alguns cuidados podem ser tomados e maneiras de prevenção adotados para evitar que acidentes no ambiente de trabalho ocorram. Algumas dicas, são:

  • Faça a identificação do seu ambiente de trabalho, o espaço que sua empresa possui para dar aos seus funcionários um conforto para executarem suas atividades e veja quais são os pontos importantes e que precisam de atenção para manutenção. Por exemplo, imagina que um negócio de fabricação de junta rotativa esteja com seu espaço físico danificado, com pisos soltos, tintas descascando, teto com infiltração e coloque na sua lista como item urgente a ser
    verificado;
  • Mostre aos seus colaboradores que se preocupa com a segurança deles e invista em comunicação para mostrar a eles a cultura da sua empresa e quais cuidados eles também precisam tomar e que é importante se preocupar com os seus colegas também;
  • Forneça aos que trabalham com o manuseio de equipamentos os EPIs, que são de extrema importância e obrigação do empregador;
  • Contrate um profissional para dar ginástica laboral, pelo menos, uma vez por semana, assim lembra os seus funcionários o quanto é essencial se exercitar;
  • Tenha uma brigada de emergência e ofereça aos funcionários que queiram participar, os cursos introdutórios;

 

É importante que toda empresa que seja responsável e queira manter sua imagem de que se preocupa com seus funcionários, que forneça ações para prevenir acidentes de trabalho e manter a integridade física das pessoas, evitando assim, problemas graves.

 

Fonte: https://www.solucoesindustriais.com.br/



Gostou? compartilhe!